Amanhã, terça-feira, 8 abril, das 12h30 às 13h30, ao Seminário CEF/CEABN, onde JIANBANG GAN fará uma apresentação sobre “Intersecting Natural and Socioeconomic Systems: Our Research Program and Current Emphasis”.

Nesta apresentação, farei uma visão geral do nosso programa de pesquisa e discutirei nosso trabalho atual sobre a otimização do manejo de combustíveis florestais em escala de paisagem para mitigar os impactos dos incêndios florestais. Nosso grupo explora a avaliação de sustentabilidade e a governança com três áreas principais de foco:
i) substituição de produtos/recursos e deslocamento da conservação,
ii) eficiência e equidade, e
iii) integração entre avaliação de sustentabilidade e governança.
Um dos nossos estudos de integração trata do manejo de combustíveis vegetais e do controle de incêndios. Investigamos os fatores que impulsionam os incêndios florestais, avaliamos o risco de incêndios sob mudanças climáticas e propusemos estratégias de mitigação/governança do risco de incêndios, como o tratamento de combustíveis e opções de supressão do fogo. Nossa pesquisa em andamento sobre a otimização do manejo de combustíveis mostra que tanto a queima prescrita quanto o desbaste são eficazes, embora em graus variados, na redução da área queimada, da perda de madeira causada pelo fogo, da severidade das queimadas e da velocidade de propagação do fogo no leste do Texas, onde predominam florestas de pinheiros do sul. Também descobrimos que a estratégia ideal de manejo de combustíveis varia de acordo com o objetivo da gestão, a disponibilidade orçamentária e a incerteza climática.
Mini biografia:
Jianbang Gan, Ph.D., é professor no Departamento de Ecologia e Biologia da Conservação e membro afiliado do Instituto de Energia da Texas A&M University. Os seus interesses de investigação e ensino situam-se na interseção entre os sistemas naturais e socioeconómicos, com ênfase nos recursos florestais. Atualmente concentra-se em:
a) distúrbios (alterações climáticas, incêndios florestais, infestações de pragas e invasões de espécies não nativas) e estratégias de resposta,
b) comércio internacional e conservação ambiental, e
c) aspetos económicos e ambientais da bioenergia e do desenvolvimento da bioeconomia.
A sua investigação visa conectar ciência, política e prática. Ele já realizou investigação colaborativa na África, Ásia, América Latina e Oceânia, além de acumular mais de 25 anos de experiência no ensino de graduação e pós-graduação. Atualmente, faz parte do Conselho Consultivo de Investigação Florestal do Governo Federal dos Estados Unidos.