29/03/2017 - 14:30
Baseado no livro "A Floresta em Portugal: um apelo à inquietação cívica"
A Floresta em Portugal: um apelo à inquietação cívica

Debate sobre o estado da floresta portuguesa, tendo como ponto de partida o livro “A Floresta em Portugal: um apelo à inquietação cívica”, de Victor Louro

O evento decorre no âmbito dos seminários CEF/CEABN: Ecologia, Florestas e Conservação. Conta com a presença do autor, Victor Louro, de Fernando Oliveira Baptista (ISA), Francisco Rego ( CEABN/ISA), Tito Rosa (Liga para a Protecção da Natureza) e moderação de Helena Pereira (CEF/ISA).

Organização: Centro de Estudos Florestais; Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves
Data: 29 de Março 2017 :: 14h30
Local: Sala de Atos, Instituto Superior de Agronomia

 

Sinopse do livro:

Esta obra foi escrita em torno de duas ideias centrais: aproximar a problemática da floresta em Portugal do público curioso e minimamente interessado e fazer uma leitura da floresta sob pontos de vista diversos dos habitualmente usados. Não sendo um livro técnico nem, muito menos, científico, a sua escrita “radica na convicção de que uma das razões por que a floresta é tão mal tratada é o facto de ser muito desconhecida”. “Boas soluções carecem de boas razões; e estas, para o serem, precisam de boa informação e reflexão crítica”. Este livro contém alguma memória pessoal, pois o autor viveu muitas experiências ao longo da sua vida profissional que o convenceram da insuficiência dos conhecimentos com que são comummente tratados os assuntos relativos à floresta. É também uma boa razão para ensaiar formas de diálogo e comunicação que permitam contrariar a dificuldade com que tantas vezes os especialistas comunicam os problemas da floresta portuguesa.