6ª Edição | 25 MAIO 2024, Trilho Fluvial da Ribeira dos Rouxinóis (Qta. do Furadouro, Óbidos)
WFMD 2024_v4_page-0001

O Dia Mundial da Migração dos Peixes (World Fish Migration Day) é celebrado desde 2014 e a cada dois anos, como uma iniciativa global através de eventos locais em todo o mundo. O objetivo é chamar a atenção da opinião pública sobre a importância da manutenção de rios saudáveis e da conectividade fluvial, fundamental para a livre circulação de peixes e satisfação das suas necessidades (reprodução, alimentação, refúgio) ao longo do ciclo de vida.

No próximo dia 25 de maio de 2024, comemorar-se-á a 6ª edição deste evento. Para assinalar esta data, a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa e a Escola Superior Agrária de Santarém, com o apoio da Altri Florestal, promovem, no âmbito do projeto Dammed Fish (PTDC/CTA-AMB/4086/2021: Impacto da perda de conectividade estrutural e funcional de redes hidrográficas na biodiversidade piscícola – optimizando soluções de gestão) coordenado pelo ISA, uma caminhada através de um trilho fluvial localizado na ribeira dos Rouxinóis. Este trilho faz parte da Estação da Biodiversidade (EBIO) da Quinta do Furadouro (Óbidos), e está integrado numa propriedade sob gestão da Altri Florestal, constituindo um percurso circular de 2km com 7 painéis de informação sobre a biodiversidade local, com destaque para os peixes, insetos, anfíbios e vegetação ribeirinha.

 

Website do evento (com programa e link para inscrições): https://www.aprh.pt/pt/eventos/organizados-pela-aprh/proximos/dia-mundial-da-migracao-dos-peixes/