O projeto WaterQB desenvolverá ferramentas inovadoras e com adequada capacidade de serviço, que ajudarão o setor agrícola português, otimizando a condução da rega, a produtividade da água e a produtividade económica da água, para uma produção sustentável das culturas em termos económicos e ambientais.
O projeto está subdividido em tarefas que se integram como na figura. As tarefas dedicadas à gestão do projeto (TF1) e de Disseminação, comunicação e exploração (TF8) não são descritas
- Tarefa 2: Desenvolvimento de uma base de dados georreferenciada;
- Tarefa 3: Variabilidade climática, secas e cenários de alteração climática;
- Tarefa 4: Dados de previsão sazonal para apoio à predição de secas e à gestão da água;
- Tarefa 5: Estimativa das necessidades hídricas e de rega das culturas em condições de variabilidade e alterações climáticas;
- Tarefa 6: Desenho e avaliação de medidas de preparação e adaptação;
- Tarefa 7: Plataforma integrativa em ambiente web como ferramenta de apoio à decisão.
Tarefa 2: Desenvolvimento de uma base de dados georreferenciada
Recolha e integração de dados relativos ao clima, solo, profundidade do lençol freático, sistemas de culturas e sistemas de rega, de Portugal Continental. O armazenamento, manipulação e análise dos dados, espaciais e temporais, serão feitos com recurso a um sistema DBMS/GIS, que permitirá atualizações em tempo real e a computação de diversos índices de seca, necessidades hídricas e de rega das culturas, e respetivo mapeamento.
Tarefa 3: Variabilidade climática, secas e cenários de alteração climática
Estudo e análise da variabilidade climática, da frequência, extensão e intensidade de eventos de seca. Avaliação da qualidade de séries climáticas temporais e do comportamento de diferentes índices de seca (SPI, PDSI, MedPDSI) em diversos climas em Portugal, para monitorização de secas. Desenvolvimento de cenários de alteração climática a partir da correção e adaptação de modelos RCM.
Tarefa 4: Previsões climáticas sazonais para apoio à predição de secas e gestão da água
Avaliação da fiabilidade das previsões meteorológicas sazonais, usando um conjunto histórico de dados de retro-previsão e dados observados, sendo feita a comparação direta e indireta dos dados. A avaliação indireta será feita mediante a ingestão dos dados de retro-previsão e observados em modelos de balanço hídrico e/ou de produção. Avaliação da usabilidade dos dados climáticos de previsão sazonal como preditores de fenómenos de secas agrícolas.
Tarefa 5: Estimativa das necessidades hídricas e de rega das culturas em condições de alteração e variabilidade climática
Estimativa das necessidades hídricas e de rega das culturas através do modelo SIMDualKc baseado na abordagem do Kc dual sugerida no FAO56, usando os dados climáticos de previsão sazonal. Mapeamento destas necessidades, usando os dados climáticos de previsão sazonal e cenários de alteração climática.
Tarefa 6: Desenho e avaliação de medidas de preparação e adaptação
Elaboração de medidas de preparação, adaptação e convivência com cenários de alteração climática, seca e escassez de água, desenhadas para culturas anuais e permanentes. Avaliação da importância e impacto das medidas elaboradas a nível económico e ambiental.
Tarefa 7: Plataforma integrativa em ambiente web como ferramenta de apoio à decisão
Ingestão e integração da informação obtida numa plataforma web de apoio à decisão, dinâmica e ajustada a atualizações. Estimativa quantitativa e mapeamento das necessidades hídricas e de rega das culturas, no início da campanha.
