Colóquio de divulgação final de projectos PRODER
Organização: Município de Reguengos de Monsaraz e Instituto Superior de Agronomia
Data: 27 de março de 2015 :: 9h00-17h20
Local: Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz (Cidade Europeia do Vinho 2015)
Inscrições: até 24 de março
Programa e ficha de inscrição disponíveis aqui
Portugal dispõe de uma invulgar riqueza em castas autóctones, contudo mudanças recentes da tecnologia e do contexto vitícola têm vindo a induzir a redução do número de castas, e dos genótipos de cada uma, usados para novas plantações. Na ausência de medidas atenuadoras dessa tendência, ela levará necessariamente à perda irreversível da variabilidade intra e inter-varietal criada ao longo de milhares de anos e ao fim da selecção nela baseada.
Para contrariar essa tendência, tem vindo a ser construída no país ao longo das últimas décadas uma estratégia para a contenção da erosão, baseada em métodos, estruturas e organização particularmente inovadores e eficientes. No quadro dessa estratégia, iniciou-se em 2011 uma acção de prospecção generalizada da variabilidade intravarietal de todas as castas autóctones e da sua subsequente conservação num Pólo Experimental dedicado para o efeito (Pólo Experimental de Conservação da Diversidade Genética da Videira da PORVID). Esta acção de prospecção foi co-financiada pelo PRODER (medida 2.2.3.1 - Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos – Componente Vegetal), através dos projectos PA18572, PA18999 e PA18629, sendo o Instituto Superior de Agronomia a Entidade Promotora dos dois primeiros.
Este colóquio é dedicado à divulgação das metodologias e dos resultados referentes à prospecção, conservação e valorização das castas antigas de videira, e das perspectivas futuras abertas pelo trabalho até aqui realizado.