Centro de Investigação LEAF participará em mais uma edição
header

O Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF - Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food) do Instituto Superior de Agronomia vai participar mais uma vez na Noite Europeia dos Investigadores, a realizar-se no dia 30 de Setembro, das 18h às 24h, no Museu Nacional de História Nacional e da Ciência. A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa  financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos, tendo lugar simultaneamente em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro.
O mote da edição deste ano é "A Ciência no dia-a-dia",  sendo apresentadas duas atividades pelo LEAF:

"Os Mistérios do Glúten"
Equipa: Ana Paula Batista, Patrícia Fradinho, Christine Macedo, Anabela Raymundo e Isabel Sousa
Sub-Tema do Programa em que se insere: Saúde e Bem-estar
Descrição: Nos últimos anos fala-se muito do consumo de produtos com glúten e o seu impacto na saúde. Mas afinal o que é o glúten? Nesta atividade os participantes poderão ter um contato direto com massas com e sem glúten, compreender como se forma, e aplicar a sua criatividade. No Laboratório de Tecnologia de Cereais do ISA investigam-se novos ingredientes para desenvolver produtos sem glúten, como o arroz, a castanha, o psyllium e as microalgas.

"Do Campo à Boca" (em parceria com o CEF-Centro de Estudos Florestais)
Equipa: Mariana Mota, Catarina Prista, Elsa Silva, Elisabete Figueiredo, Madalena Fonseca, Manuela Abreu e David Fangueiro
Sub-Tema do Programa em que se insere: Biodiversidade
Descrição: A atividade evidencia a forte ligação existente entre o solo como componente integrador da paisagem e o ambiente, a agronomia e os alimentos, numa abordagem de fileira. A atividade proporcionará 1) o manuseamento de amostras de solo e identificação de algumas das suas propriedades; 2) a observação e realização de pequenas experiências com exemplares de predadores e/ou parasitoides, para promoção da luta biológica; 3) a análise de parâmetros de qualidade e realização de provas de frutos, seus sumos e seus fermentados.