ACORNDEW: Seminário da Investigação à Aplicação

O projeto de investigação ACORNDEW aproxima-se da sua conclusão, e o seminário final será um momento para a partilha de resultados e a sua aplicação prática. Sob o tema "Promovendo a sustentabilidade no Parque Natural de Montesinho através da inovação: valorização da bolota e do mel de melada", o evento reunirá investigadores, produtores e decisores para debater soluções sustentáveis. O seminário decorrerá em duas sessões: 5 de Abril de 2025, no Auditório Dionísio Gonçalves da Escola Superior Agrária de Bragança, e 9 de Maio de 2025, na Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia.

Reserve as datas e junte-se à conversa sobre inovação e valorização de recursos naturais!

Programa completo

Inscreva-se aqui!

O Projeto

Importância do carvalho-negral no contexto do Parque Natural de Montesinho

No Parque Natural de Montesinho (PNM), um dos tipos de habitat mais abundantes e relevantes são os carvalhos. Estes ecossistemas são reconhecidos pela Diretiva Habitats (Diretiva 92/43/CEE), o que atesta a sua importância para a biodiversidade e a necessidade da sua conservação. Entre os carvalhos, o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) é a espécie arbórea mais representativa do PNM, formando vastos carvalhais que constituem importantes formações vegetais, num continuum que se estende para sul, até à Serra da Nogueira. Devido à sua extensão, continuidade e estado de conservação, são consideradas uma das florestas de carvalho-negral mais extensas da Europa.

Entre as suas diversas funções agroecológicas e socioeconómicas, as florestas de carvalho-negral são de particular importância para a sustentabilidade dos sistemas silvopastoris, e são o ecossistema natural de origem de diversos produtos florestais não lenhosos silvestres como cogumelos, ervas medicinais ou bolotas, com alto potencial de contribuição para as economias locais.

 

Objetivos do projeto

A gestão florestal sustentável e o desenvolvimento de produtos regionais inovadores e diferenciados são pontos-chave para o PNM e a sua envolvente. O projeto ACORNDEW visa contribuir para estes objetivos. Para os cumprir, o projeto focar-se-á na valorização da bolota e da melada de Quercus pyrenaica:

i) recolha de dados sobre a produção de bolota e melada no nível da árvore

ii) pesquisa sobre as variáveis  (climáticas e outras) que influenciam a produção de bolota e de melada

iii) o desenvolvimento de modelos de produção para a estimativa de bolota e melada ao nível de árvore

iv) o desenvolvimento de um simulador florestal permitindo a integração da produção de mel de melada com madeira

v) a caracterização química da melada de Quercus pyrenaica e do mel de melada como ferramenta de autenticação de origem botânica

vi) o estabelecimento da bolota de Quercus pyrenaica como uma fonte nutricional rica para uso no desenvolvimento de produtos alimentares derivados inovadores

vii) garantindo uma comunicação eficaz e duradoura dos resultados do projeto aos potenciais interessados.

 

 

Últimas notícias