Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

O objectivo desta área de trabalho consiste em investigar e implementar métodos eficazes de comunicação de conhecimento ecológico aos diferentes grupos de utilizadores. Para além da utilização de métodos de disseminação de conhecimento mais convencionais (e.g. publicações em revistas científicas, livros, workshops e cursos), o CEABN tem apostado fortemente na disseminação de resultados através de programas de educação agro-ambiental dirigidos sobretudo a crianças em idade escolar. Têm sido também realizados estudos sobre as necessidades de alguns grupos de utilizadores (e.g. associações de agricultores e de produtores florestais, Ministério da Agricultura, Instituto de Conservação da Natureza) que têm permitido direccionar as actividades de formação do CEABN no sentido de colmatar as lacunas existentes. Desde 2002 o CEABN, em conjunto com o Departamento de Engenharia Florestal do ISA, tem também organizado seminários públicos, com uma periodicidade mensal, onde os resultados dos diferentes projectos têm vindo a ser apresentados e discutidos.

Actividades

[Projecto]

BIO JUST / BIODIVERSA

Financiamento: FCT / BIODIVERSA +. Abril 2023 a Março 2026.  Referência: DivProtect/0001/2021

[Projecto]

ProROLA-Ano 1: Plano de Recuperação e Conservação da Rola Comum (Streptopelia turtur) 

Financiamento: Fundo Ambiental. Maio de 2023 a Junho de 2024.  Parceiros: ICNF - ANPC - CNPC - FENCAÇA - INIAV e SPEA. Referência: Fundo Ambiental Protocolo 8.

[Projecto]

EDUFIRE TOOLKIT: Programa educativo sobre a gestão e prevenção do risco de incêndio

Financiamento: EU Programa Erasmus +

Referência: ERASMUS+ - 2021-1-ES01-KA220-SCH-000029947

[Projecto]

FIRE-RES: Tecnologias inovadoras e soluções socioecológicas e económicas para territórios resistentes ao fogo na Europa.

Financiamento: Horizonte 2020. Período: Dezembro de 2021 a Dezembro 2025. Referência: H2020-LC-GD-2020-3-101037419

[Projecto]

Tapada da Ajuda - Uma floresta a descobrir

Programa de Educação Ambiental 2022-2023

[Projecto]

Água e Floresta: uma descoberta sensorial

Financiamento: CELPA - Prémio Ford. Período: 2002-2003.

[Projecto]

Ocupação científica dos jovens nas férias de 2003

Financiamento: Ministério da Ciência e Tecnologia, Programa Ciência Viva. Período: 2003.

[Projecto]

O Mundo Rural e a Conservação da Natureza

Financiamento: UE, Programa Operacional de Ambiente. Período: 1996-2008. Referência: QCA/POA/03.01.006.

[Projecto]

A floresta e o fogo 

Financiamento: Banco Totta. Período: 2004-2008.

[Projecto]

Desertificação-interacção de factores bióticos e abióticos

Financiamento: Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Período: Março 2006 - Maio 2008.

 1 2 3 4 
  • habeas