Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃOConceição Colaço

O Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves (CEABN InBIO), do Instituto Superior de Agronomia (ISA) promove visitas/atividades lúdico- pedagógicas na Tapada da Ajuda, destinadas aos alun@s do Ensino Básico e Pré-Escolar, bem como ao público em geral.

Recorrendo ao espaço agro-florestal privilegiado que é a Tapada da Ajuda desenvolvem-se atividades que procuram ser complementares às temáticas abordadas num contexto escolar promovendo a sua compreensão do ponto de vista mais prático.

Este ano 2022-2023 damos ênfase ao tema “A floresta e o fogo” com o intuito de com pequenas experiências em sala e actividades práticas no exterior, conduzir o nosso público, a um maior entendimento sobre o que aconteceu em Portugal no ano de 2017.

Em simultâneo trabalharemos o tema das “Plantas invasoras, controlo ou erradicação?” O que são plantas invasoras, sua identificação e características, dando um especial foco às acácias em que os alunos poderão participar no controlo prático de arranque e corte de acácias aqui na Tapada da Ajuda.

Mantemos as outras temáticas ligadas à conservação e valorização dos espaços florestais, bem como à descoberta da Tapada da Ajuda, espaço com mais de 370 anos, rica em história de reis, estrelas e espigas.

Propomos para este ano letivo as seguintes atividades:

• A Floresta e o fogo

• Plantas invasoras, controlo ou erradicação?

• A Floresta: Ecossistema e Habitat

• Histórias de Reis, estrelas e espigas

Para mais informações: ceabn@isa.ulisboa.pt

NOTA: As atividades só começarão em Janeiro de 2023.