Os nossos investigadores Leónia Nunes e Francisco Castro Rego, juntamente com o coordenador do projeto EXTREME, Pedro Vieira da Universidade NOVA de Lisboa, organizaram um workshop para discutir a importância dos compostos orgânicos voláteis nos incêndios florestais no Congresso Florestal Espanhol, que decorreu em Lérida, Espanha, de 27 de junho a 01 de julho. Este workshop é uma iniciativa do projeto EXTREME FCT (Influência dos VOCs florestais no comportamento extremo do fogo - Referência PCIF/GFC/0175/2017).
Os objetivos deste workshop foram discutir a potencial importância dos compostos orgânicos voláteis (VOCs) nos incêndios florestais e apresentar alguns resultados do projeto EXTREME pela equipa.
O workshop teve como moderador Pedro Vieira e incluiu apresentações sobre os resultados à escala laboratorial da importância dos compostos orgânicos voláteis biogénicos (BVOCS) na inflamabilidade dos combustíveis florestais de Javier Madrigal do Instituto Nacional de Investigación y Tecnología Agraria y Alimentaria (INIA), Espanha; e sobre os compostos orgânicos voláteis e o comportamento extremo ao fogo de Bruno Coudour da Universidade de Poitiers, França.
A sessão de discussão foi enriquecida com as participações de João Ventura do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Portugal; Stefano Mazzoleni da Universidade de Nápoles, Itália; e John Dold da Universidade de Manchester, Reino Unido.
Foi também discutido, neste workshop, como melhorar a modelação para uma melhor previsão da propagação do fogo tendo em conta os resultados do projeto.
Financiamento e apoio:
Este trabalho foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Projeto EXTREME “Influência dos VOCS (compostos orgânicos voláteis) no comportamento extremo dos incêndios florestais”, com a referência PCIF/GFC/0078/2018
Mais informações em:
Segunda-Feira, 11 de Julho de 2022
