COORDENAÇÃO: Diogo Figueiredo (Universidade de Évora).
EQUIPA CEABN: Alexandre Vaz, Ana Teresa Marques, Inês Henriques, Francisco Moreira (Coordenação) e Rui Morgado.
OUTRAS INSTITUIÇÕES: Centro de Ecologia Aplicada (Universidade de Évora).
Este estudo esteve integrado no programa de Monitorização do Património Natural da Albufeira de Pedrógão promovido pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. (EDIA).
A participação do CEABN efectuou-se num regime de prestação de serviços no âmbito de um protocolo celebrado com a Fundação Luís de Molina e Associação de Desenvolvimento do Instituto Superior de Agronomia (ADISA).
O trabalho consistiu na monitorização das populações de aves na zona de influência do futuro regolfo de Pedrógão (área conjunta das 4 cartas militares 1:25000 números 500, 501, 502, 511) durante o período pré-enchimento (fase de construção).
A amostragem das espécies-alvo, que se realizou quer no período invernal, quer no período primaveril, dividiu-se em duas estratégias-base:
(a) uma estratégia de tipo Atlas, que teve como objectivo determinar o padrão geral de ocorrência das espécies na área de estudo;
(b) uma amostragem dirigida a espécies ou grupos particulares (e.g. abetarda, aves de rapinas, aves aquáticas) com o objectivo de se efectuar uma análise mais detalhada das suas áreas de ocorrência bem como estimativas mais rigorosas da dimensão das suas populações na área de estudo.
Deste estudo resultou:
i) um mapeamento dos locais de ocorrência (ao nível da quadrícula Gauss 1x1 Km) de cada uma das espécies consideradas nas duas épocas estudadas, bem como dos locais prioritários de um ponto de vista biológico, designadamente áreas de parada nupcial e de nidificação (de aves isoladas ou de colónias), dormitórios, etc.;
ii) uma estimativa dos efectivos populacionais reprodutores e/ou invernantes para algumas das espécies estudadas;
iii) a identificação e avaliação dos principais impactes negativos causados pela construção da infra-estrutura e a proposta de medidas para sua minimização e/ou compensação.