COORDENAÇÃO: CEF-ISA; Coordenador do projecto: Isabel Miranda
EQUIPA CEABN InBIO ISA: Conceição Colaço, Ana Catarina Sequeira, Iryna Skulska
EQUIPA CEF, ISA: Isabel Miranda, Ana Lourenço
OUTRAS INSTITUIÇÕES: SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta
Este projeto centra-se na utilização de cortiça e os seus produtos como material de base no revestimento das fachadas. Desde o trabalho pioneiro de Siza Vieira no pavilhão de Portugal na exposição mundial d Hannover 2000, outros arquitetos e designers usaram cortiça em aplicações exteriores.
A lógica subjacente reside no facto de os produtos de cortiça serem um recurso promissor para a utilização em edifícios do séc. XXI, devido à sua sustentabilidade e versatilidade, podendo vir a ter um papel muito importante na redução do impacto ambiental na indústria da construção.
Apesar dos esforços de investigação e da utilização atual da cortiça em fachadas, não existem estudos com o enfoque no envelhecimento e reação a fenómenos climáticos destes materiais. Logo, um dos objetivos é entender como os fatores ambientais (por exemplo exposição a UV, condensação de chuva e água, flutuações de temperatura, insetos) alteram as características dos produtos da cortiça.
O trabalho do projeto divide-se em três linhas:
- A cortiça na arquitetura Álvaro Siza: conceitos e perspetivas de materiais que se centram na exploração dos arquivos doados por Álvaro Siza;
- Investigação de produtos de cortiça em condições meteorológicas variáveis e o seu desempenho com envelhecimento para compreender como os fatores ambientais afetam as caraterísticas dos produtos da cortiça;
- Cortiça no ambiente construído: perceção pública e integração espacial com atividades de divulgação e promoção.
A divulgação dos resultados será feita para a comunidade científica internacional através da publicação de artigos científicos e apresentações em congressos e no final do projeto será organizado um workshop criativo para estimular a consciencialização das pessoas sobre a importância do trabalho feito por Álvaro Siza. Será publicado um guia de utilização sobre o uso da cortiça na construção.