COORDENAÇÃO: SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta; Coordenador do projecto: Sofia Knapic
EQUIPA CEABN InBIO: Conceição Colaço, Iryna Skulska, Ana Catarina Sequeira
OUTRAS INSTITUIÇÕES: Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova (CCV Floresta), PROENTIA Lda., Universidade de Coimbra (UC-universidade de acolhimento), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), Centro de Ecologia Funcional (CFE/FCT/UC)
URL: https://www.serq.pt/atividades/investigacao/projetos-em-curso/value2prevent/
Este projeto visa a valorização da massa florestal em áreas rurais, estimulando a economia local e a participação da população. Pretende aumentar o retorno financeiro das operações de limpeza aos proprietários florestais, incentivando a gestão do combustível e contribuindo para a prevenção de incêndios florestais pela diminuição do risco de incêndio. Simultaneamente, a valorização da biomassa pode diminuir o número de queimadas (queimas tradicionais) diminuindo assim uma das causas maioritárias de ignição em Portugal.
O projeto centra-se no desenvolvimento de novos produtos baseados na biomassa florestal e no micélio de fungos (ML): uma aplicação associada a produtos não estruturais (por exemplo painel de isolamento térmico) e outra para fins estruturais pouco exigentes (por exemplo, componente de partição). O projeto está dividido em sete tarefas que fornecem um caminho lógico e coerente da matéria prima para os produtos finais:
- Avaliação e recolha de biomassa florestal;
- Avaliação do impacto da gestão da biomassa na prevenção de incêndio;
- Antecedentes para o desenvolvimento de biomateriais com biomassa florestal e fungos;
- Extração de óleos essenciais;
- Demonstração de aptidão tecnológica;
- Desenvolvimento de produtos e testes;
- Mercado e marketing de produtos;
- Transferência de conhecimento e atividades de divulgação.