Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO:  Miguel Bugalho (CEABN).

EQUIPA CEABN Miguel Bugalho (Coordenação).

OUTRAS INSTITUIÇÕES: Erena - Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais.

Os herbívoros, através das actividades de pastoreio afectam a estrutura, produtividade e composição específica das comunidades vegetais.

A conversão de material vegetal em excrementos pode alterar a disponibilidade de nutrientes a nível local. Ao consumirem preferencialmente determinadas espécies vegetais ou partes da planta os herbívoros alteram as características químicas da vegetação e da folhada.

Consequentemente processos como a mineralização do azoto, taxas de decomposição da folhada, actividade microbiana e, a longo prazo, a própria fertilidade do solo.

O efeito dos herbívoros nos ciclos de nutrientes foi investigada na floresta boreal e temperada mas trabalhos realizados em ambiente Mediterrâneo são virtualmente inexistentes.

As populações de cervídeos têm aumentado em toda a área de distribuição das espécies incluindo a América do Norte e Europa.

Em Portugal as populações de cervídeos tem aumentado devido a mudanças favoráveis de habitat (abandono agrícola, aumento das áreas de matagais e arborizadas) e devido a políticas de re-introdução das espécies, especialmente veado Cervus elaphus, principalmente para exploração cinegética. Actualmente ocorrem populações de veados em vastas áreas de montado de sobro e azinho.

Neste trabalho pretendeu-se avaliar os efeitos indirectos dos cervídeos (veado e gamoDama dama) nos processos de um sistema de montado, nomeadamente na ciclagem de nutrientes.

Esta avaliação foi feita através da comparação de processos (produção primária, mineralização do azoto, taxa de decomposição da folhada) de áreas sujeitas a pastoreio com áreas onde se fez exclusão de pastoreio (com recurso a vedações) durante 4 e 10 anos.