COORDENAÇÃO: João Carneiro (Estação Nacional de Melhoramento de Plantas/INIAP).
EQUIPA CEABN: Miguel Bugalho (Coordenação CEABN).
OUTRAS INSTITUIÇÕES: Centro de Estudos Florestais (Instituto Superior de Agronomia - Universidade Técnica de Lisboa), Direcção Regional de Agricultura do Alentejo, FERTIPRADO, Sementes e Nutrientes Lda., Estação Nacional de Melhoramentos de Plantas (Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas), Laboratório de Química Agrícola Rebelo da Silva (Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas) Universidade de Évora.
O projecto teve como objectivo demonstrar que as pastagens biodiversas ricas em leguminosas constituem uma alternativa sustentável para o aproveitamento de mais de 2,5 milhões de ha de terras marginais existentes em Portugal.
Tal demonstração foi feita à escala real (cada parcela até 15 ha) em casa do agricultor, em 6 locais representativos das diferentes regiões do País com maior predomínio de solos pobres ou degradados.
Em cada um dos locais compararam-se pastagens semeadas biodiversas e ricas em leguminosas bem adaptadas às condições edafo-climáticas, com as pastagens naturais dos pousios, ambas recebendo fertilização adequada, e de acordo com as recomendações técnicas.


