Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO: Miguel Bugalho (CEABN).

EQUIPA CEABN: Filipe Catry, Francisco Castro Rego, João Bugalho, Maria João Maia e Miguel Bugalho.

OUTRAS INSTITUIÇÕES: ERENA - Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, Lda. e Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.

A estrutura, produtividade e composição florística das comunidades vegetais é frequentemente alterada, através do pastoreio, pela presença de grandes herbívoros.

No caso de herbívoros silvestres, nomeadamente cervídeos, o impacte em comunidades de espécies arbóreas, pode ser particularmente importante quer ao nível da regeneração arbórea, por consumo directo durante a alimentação, quer ao nível das árvores adultas, por marcação territorial durante a época de reprodução.

Este estudo pretendeu avaliar e diferenciar os efeitos que três espécies de cervídeos com estratégias alimentares diferentes: o veado (Cervus elaphus), o gamo (Dama dama) e o corço (Capreolus capreolus), podem exercer nas comunidades arbóreas (principalmente na azinheira e no sobreiro), particularmente ao nível da regeneração natural, com o objectivo de reunir informação que possa ser incorporada em planos de gestão de áreas florestais onde estas espécies de cervídeos ocorram.