COORDENAÇÃO: GFZ German Research Centre for Geosciences (Prof. Dr. Jochen Zschau).
EQUIPA CEABN: Conceição Colaço, Francisco Castro Rego e Liliana Bento.
OUTRAS INSTITUIÇÕES: Com 12 instituições de investigação (onze a nível Europeu e uma do Canadá).
Uma variedade de eventos naturais extremos, incluindo terramotos, derrocadas, erupções vulcânicas, inundações, tempestades, incêndios florestais e fenómenos associados aos problemas costeiros ameaçam diferentes regiões da Europa. Estas situações fazem com que as populações sofram perdas não só provenientes de um único risco natural mas também de múltiplos eventos que ocorrem em combinação.
Tanto na sua ocorrência como nas suas consequências, os diferentes perigos estão frequentemente relacionados. O efeito dominó destes eventos adversos que despoletam outros eventos, aumentam rapidamente a vulnerabilidade física e das populações aos riscos naturais. Uma redução efectiva e eficiente do risco, necessita, por isso, de uma visão sinóptica baseada na localização.
Quem planeia e regulamenta, bem como quem investiga, habitualmente encara os perigos e os riscos relacionados com determinados eventos de forma separada, negligenciando as interdependências entre os diferentes tipos de fenómenos, bem como a sua importância na comparabilidade do risco. Minorando este hiato de conhecimento, as medidas de redução de risco podem ser melhoradas de uma forma efectiva e optimizada não só em termos de custo como também através de um aumento da resiliência das sociedades aos desastres naturais.
O projecto MATRIX iniciou-se a Outubro de 2010 e teve a duração de 3 anos.
