COORDENAÇÃO: Maria de Vasconcelos (IICT).
EQUIPA CEABN: Elsa Fernandes, Francisco Castro Rego, Helena Martins, Margarida Bento e Maria João Maia.
OUTRAS INSTITUIÇÕES: Instituto de Investigação Científica e Tropical (IICT) e Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF).
O objectivo deste projecto consistiu em estudar o papel dos fogos florestais nos processos e padrões paisagísticos de Portugal. Para tal, caracterizou-se a actividade dos fogos durante as duas últimas décadas, de forma espacialmente explícita, e estudou-se os efeitos dos padrões paisagísticos na sua ocorrência e vice-versa. Foi proposta uma estimativa nacional da contribuição dos fogos florestais para o balanço de carbono, tal como requerido no Protocolo de Kyoto.
Os objectivos específicos do trabalho foram:
(1) Identificar tendências na distribuição das principais características do regime de fogo, tais como frequência, tamanho, forma e direcção preponderante.
(2) Estudar de que forma variações no perigo de incêndio afectam a conectividade da paisagem ao fogo e identificar variações espacio-temporais.
(3) Analisar as relações existentes entre a ocorrência de incêndios e os padrões paisagísticos através de observação directa e de simulação.
(4) Quantificar as emissões de gases com efeitos de estufa provenientes da queima de biomassa e a sua evolução ao longo das duas últimas décadas. O cerne do projecto é a quantificação de atributos do regime de fogo que são presentemente desconhecidos.