Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO: Cristina Castel-Branco (CEABN).

EQUIPA CEABN:  Ana Luísa Soares, Cristina Castel-Branco, Filipe Castro Rego, Francisco Castro Rego, Jorge Capelo e Sandra Mesquita.

 OUTRAS INSTITUIÇÕES: Instituto Superior Técnico, Câmara Municipal de Mafra.

 

O Jardim do Cerco tem uma área de 8 hectares e funciona como elemento de transição entre o Palácio Nacional de Mafra (séc. XVIII) e a Tapada de Mafra. Compreende uma zona de mata que se estende em direcção à tapada e uma zona de jardim formal onde estão dispostos a maioria dos elementos artísticos que caracterizam este jardim. Destes destacam-se o grande tanque central, a nora, os pequenos lagos, as pias das cascatas de carranca, e o jogo da bola, localizado num dos talhões da mata.

Em 1996 a Câmara Municipal de Mafra estabeleceu um protocolo com o CEABN para restaurar o Jardim do Cerco, com um plano que permitisse a sua auto-sustentação, numa perspectiva de utilização pública, em particular na vertente turística.

Foi elaborado um plano director faseado que levou à identificação de prioridades de restauro. Foi feito o levantamento das espécies da mata e desenvolveu-se o plano restauro da horta dos frades, a partir da lista da farmácia, na qual se identificaram as plantas usadas nos produtos medicinais.

Findo o projecto, foi possível recuperar um complexo sistema hidráulico alimentado a partir do grande parque de caça real por um aqueduto, adjacente ao convento (1.000 ha de floresta e 23km de muro). Foram recuperados pavimentos e antigos jogos dos frades construídos em pedra e preparado o espaço para festas.