COORDENAÇÃO: Francisco Moreira (CEABN).
EQUIPA CEABN: Alexandre Vaz, Ana Delgado, Francisco Moreira, Nuno Leitão, Rui Morgado e Susana Dias.
OUTRAS INSTITUIÇÕES: Universidade de Évora.
Este estudo esteve integrado no "Programa de Monitorização do Património Natural da Área de Regolfo de Alqueva" promovido pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. (EDIA).
A participação do CEABN efectuou-se num regime de prestação de serviços no âmbito de um protocolo celebrado com a EDIA e a Associação de Desenvolvimento do Instituto Superior de Agronomia (ADISA).
O trabalho consistiu na monitorização das populações de aves estepárias na área de influência do regolfo de Alqueva (área conjunta das 11 cartas militares 1:25000 números 441, 452, 463, 474, 481, 482, 483, 490, 491, 492, 501) nos períodos pré-enchimento (fase de construção - 1999-2000) e pós-enchimento (fase de funcionamento - 2002-2003).
A amostragem das espécies-alvo, que se realizou quer no período invernal, quer no período primaveril, dividiu-se em duas estratégias-base:
(a) uma estratégia de tipo Atlas, que teve como objectivo determinar o padrão geral de ocorrência das espécies na área de estudo;
(b) uma amostragem dirigida a espécies particulares (e.g. abetarda, grou, sisão, tarambola, rolieiro) com o objectivo de se efectuar uma análise mais detalhada das suas áreas de ocorrência bem como estimativas mais rigorosas da dimensão das suas populações na área de estudo.
Deste estudo resultou:
i) um mapeamento dos locais de ocorrência (ao nível da quadrícula Gauss 1x1 Km) de cada uma das espécies consideradas nas duas épocas estudadas, bem como dos locais prioritários de um ponto de vista biológico, designadamente áreas de parada nupcial e de nidificação (de aves isoladas ou de colónias) e áreas de maior riqueza específica;
ii) uma estimativa dos efectivos populacionais reprodutores e/ou invernantes das espécies estudadas;
iii) a identificação e avaliação dos principais impactes causados pelo enchimento da área de regolfo.