Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO: Deutsche Angestellten-Akademie Brandenburg-Ost (DAA). 

EQUIPA CEABN: Conceição Colaço.

OUTRAS INSTITUIÇÕES: Centro de Estudos Florestais, Câmara Municipal de Loulé, Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e instituições da Itália, Eslovénia, Espanha, Grécia, Chipre, Áustria e Alemanha.

No contexto do aumento da urbanização da sociedade, das mudanças ambientais e climáticas e no contexto da globalização e da relevância crescente das florestas, existe uma forte necessidade para uma compreensão sonante das múltiplas dimensões da floresta e da silvicultura.

A pedagogia florestal "Waldpädagogik" é uma área prioritária para o desenvolvimento de uma compreensão partilhada das florestas e do seu papel de apoio para solucionar os enormes desafios que enfrentamos actualmente.

Os profissionais florestais como engenheiros florestais e guardas-florestais, na nossa opinião, apesar de serem quem melhor compreende e pode comunicar sobre os ecossistemas florestais incluindo gestão florestal e protecção, na maioria dos países Europeus, têm uma formação e educação pedagógica limitada ou inexistente.

Reconhecendo esta lacuna na área da educação florestal, de 2004 a 2009, um projecto Leonardo da Vinci intitulado "PAWS - Trabalho pedagógico na floresta" criou um programa de seminário/formação para pedagogia florestal dedicada à Europa Central com o desenvolvimento de vários produtos de formação.

Tal como nos países da Europa Central, os florestais Mediterrânicos também não têm na sua educação formal ou académica quaisquer conteúdos relacionados com a pedagogia florestal. Para corrigir esta lacuna, um projecto financiado pelo programa Leonardo da Vinci (PAWS-MED) reuniu parceiros da Itália, Eslovénia, Espanha, Portugal, Grécia, Chipre, Áustria e Alemanha. O "PAWS-MED, trabalho pedagógico na floresta Mediterrânea" (2009-2011) teve como principal objectivo adaptar e transferir para a situação da floresta Mediterrânica, o chamado "Método PAWS", ou seja, "Como ensinar os técnicos florestais a educar sobre florestas".

Um dos principais objectivos foi criar juntamente com o conceito PAWS, uma visão global do que pudesse ser uma directriz Europeia de pedagogia florestal, adaptada a todos os ecossistemas florestais europeus.

 As principais etapas do PAWSMED foram:

• adaptação aos ecossistemas florestais Mediterrânicos dos produtos pedagógicos do projecto anterior:

• formação directa dada por formadores PAWS aos multiplicadores (formadores nacionais de cada país Mediterrâneo);

• formação profissional indirecta em pedagogia florestal para florestais de cada país parceiro;• tradução das quatro ferramentas pedagógicas (Produtos PAWS/PAWSMED) com conceitos, métodos e estratégias em 10 línguas europeias;

Estes produtos inovadores resultantes de ambos os projectos estão agora completos e as novas específicas contribuições Mediterrânicas são facilmente reconhecidas pelo diferente formato.

Produtos conjuntos (pode descarregar neste site):

 1. Estrutura do curso, que descreve os objectivos e os fundamentos da pedagogia florestal bem como os do Conceito de Seminário;

2. Conceito de Seminário, que estabelece os pré-requisitos para a realização do curso e comentários nos aspectos metodológicos e didácticos;

3. Livro didáctico, que transmite a abordagem pedagógica orientada de acordo com a idade e nível de aprendizagem;

4. CD-ROM, que pode ser utilizado para planear excursões, passeios e tarefas de grupo específicas;

Mais informações sobre o projecto visite http://www.paws-europe.org/

Para aceder às Newsletter do projecto visite: http://www.paws-europe.org/newsletter_pawsmed.php

Documentos disponíveis para descarregar: