Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO: Câmara Municipal de Cascais: Joana Balsemão / Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves (CEABN InBIO): Francisco Castro Rego e Ana Luísa Soares

EQUIPA CEABN InBIO: Leónia Nunes, Susana Dias, Inês Duarte, Ana Luísa Soares, Francisco Castro Rego

EQUIPA LPVVA, ISA: Ana Paula Ramos, Filipa Maia, Tatiana Valada, Bruno Ferreira

COLABORADORES: Ana Cortiçada, Davide Gaião, Marisa Graça

EQUIPA DE CAMPO: Manuel Caria, Paulo Marques

CONSULTORES: Teresa Vasconcelos, Pedro Arsénio e Ana Raquel Cunha

ÁRVORES NA LINHA: Estudos especializados no âmbito da gestão do arvoredo, incluindo a quantificação dos serviços de ecossistema que proporcionam as árvores de arruamento de Cascais, apoio na revisão dos regulamentos aplicáveis e criação de critérios de apoio à decisão

O arvoredo urbano é parte indissociável da qualidade da vida urbana com impactos positivos ao nível da melhoria da qualidade do ar, redução da temperatura, aumento da humidade, promoção da biodiversidade e valorização patrimonial e paisagística, entre outros. Mais do que exemplares botânicos, as árvores constituem no seu conjunto peças fundamentais da infraestrutura verde, prestando um conjunto de serviços benéficos a quem usufrui da cidade, residentes e visitantes, benefícios esses que é necessário aferir e quantificar. Os cidadãos convivem com o arvoredo urbano diariamente, numa atitude crescente de escrutínio, pelo que se torna indispensável dotar o público em geral de ferramentas e informação que lhe possibilite melhor avaliar o estado do arvoredo e a sua importância para a conservação.

Com o projecto ÁRVORES NA LINHA pretende-se:

i. dar apoio na revisão do regulamento de espaços verdes do Município de Cascais tendo em conta a gestão e promoção de áreas verdes no concelho, complementando com informação que permita atuar segundo critérios consentâneos com as mais modernas técnicas de Silvicultura e Arboricultura Urbanas; esse regulamento deverá conter os critérios de tomada de decisão aos diversos níveis da gestão dos espaços verdes do Município, e do arvoredo em especial, clarificando o fluxograma de decisão.

ii. quantificar os serviços de ecossistema que proporcionam as árvores de arruamento do município de Cascais, em especial a influência do arvoredo na mitigação das ondas de calor e na qualidade do ar, com base em parâmetros de quantificação do arvoredo recolhidos em campo. Esta quantificação será baseado na aplicação i-Tree, que é um pacote de ferramentas de software criado pelo USDA Forest Service (Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos E.U.A.), que fornece meios para a análise e avaliação da floresta (tanto em ambientes urbanos como em contexto rural) e dos seus benefícios ecológicos e económicos.