COORDENAÇÃO: Departamento Atlântico Regional Europeu do Instituto Florestal Europeu (EFIATLANTIC).
EQUIPA CEABN InBIO: Francisco Rego e Liliana Bento.
OUTRAS INSTITUIÇÕES: 11 parceiros e 21 parceiros associados, entre unidades de investigação, universidades, organizações florestais, instituições públicas de Portugal, Espanha e França.
O objectivo do projecto PLURIFOR é apoiar o desenvolvimento regional e transnacional dos planos de gestão dos riscos nas áreas florestais e rurais sensíveis aos riscos bióticos e abióticos.
O projecto irá concentrar-se nos riscos causados por riscos abióticos: tempestades, incêndios florestais, degradação do solo e bióticos: nemátodo da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus); vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus); gorgulho do eucalipto (Gonipterus scutellatus); cancro resinoso do pinheiro (Fusarium circinatum) e outras doenças e pragas emergentes.
Os objectivos do projecto são:
1. Análise de organizações e das ferramentas relacionadas com gestão de risco;
2. Implementação de ferramentas para melhorar os planos de gestão de risco;
3. Avaliação dos planos de gestão de risco;
4. Validação e transferência.
O principal desafio será incorporar as últimas descobertas científicas sobre os riscos florestais no Sudoeste da Europa em planos de gestão. A transferência directa de conhecimentos entre os países e os parceiros envolvidos neste projecto permitirá o desenvolvimento de planos de gestão de riscos com informações actualizadas e testadas.


